A 8ª edição do Papo Artesanal aconteceu dia 28 de novembro de 2013 e recebeu as artesãs alagoanasRejania Souza Rodrigues e Nadjane Nunes da Silva, da Cooperativa dos Artesãos de Ilha do Ferro – Art-Ilha.
As artesãs vivem na comunidade Ilha do Ferro, localizada à beira do Rio São Francisco, que possui uma paisagem exuberante. A cooperativa que tem ao fundo o Rio São Francisco é o local onde as artesãs se reúnem das 13h às 17h para bordar – pela manhã trabalham em suas atividades domésticas.
Rejania e Nadjane contaram que a paixão da vida delas é o Bordado Boa Noite – único no Brasil e que leva o nome de uma pequena flor da região. Rejania contou sobre seu encontro com a Dra Ruth Cardoso, em 1998, ocasião em que presenteou Dona Ruth com um lindo lençol bordado e que a encantou.
As artesãs contaram como aprenderam a técnica e como é o repasse do saber para os mais jovens; “as meninas aprendem olhando de tão forte que é a tradição” afirmou Rejaine. As mulheres da região conhecem a técnica de vários tipos de bordados, mas na Cooperativa Art-Ilha, as mulheres elegeram trabalhar apenas com o bordado Boa Noite.
O processo começa com a compra do tecido de cambraia ou linho, depois as artesãs desfiam o tecido e bordam delicadamente. O tecido então é levado ao rio, onde é lavado e depois disso engomado. Cada artesã recebe pelo bordado produzido. Uma toalha grande com a barra toda bordada leva em torno de um mês para ser produzida, e cinco artesãs se envolvem na produção dessa única peça.
Os trabalhos artesanais da Art-Ilha estão expostos na mostra “Boa Noite, Ilha do Ferro”, na A CASA museu do objeto brasileiro, até o dia 18 de dezembro de 2013. Saiba aqui sobre a exposição.
Veja o álbum de fotos: clique aqui
Para adquirir produtos artesanais: Cooperativa dos Artesãos de Ilha do Ferro (Art-Ilha)
Fone: 3624-8013 / 3624-8018 artesã Poliana
Papo Artesanal
Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.
Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.
Realização
ArteSol: www.artesol.org.br
Parceiros
Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br
Apoio
Centro Ruth Cardoso: www.centroruthcardoso.org.br
A CASA museu do objeto brasileiro: www.acasa.org.br
Paula Ferber
Leia mais:
Projeto de resgate cultural com artesãs da Ilha do Ferro: http://bit.ly/19WQXkD
Viagem de Campo 2013: http://bit.ly/16QovAV
Texto: Ananda Moraes
Colaboração: Josiane Masson