Viola de Buriti

Peço a atenção de vocês para eu apresentar essa simples violinha.

A viola de buriti, foi inventada nos anos 1940, na comunidade Mumbuca, situada no Jalapão, região do estado de Tocantins. Feita de forma artesanal pelos próprios músicos com a madeira da palmeira buriti, farta na vegetação de vereda às margens dos rios do cerrado brasileiro, por isso conhecida igualmente como violinha de vereda….Fato curioso é que também, dessa mesma comunidade e situação vem o “ouro” do Jalapão. Pois o artesanato em capim dourado e a viola de Buriti são produtos únicos brasileiríssimos, criados e confeccionados pelos receptivos habitantes desta comunidade exemplar, de tanta dignidade e valiosíssima contribuição cultural que merecem todo cuidado, carinho e projeção, para seguirem com a grandeza de seu pioneirismo, preservando a cultura desse nosso Brasil .

3 comentários em “Viola de Buriti”

  1. Gostaria de obter informações sobre a violinha de buriti:
    Como comprar
    Como tocar
    Métodos ou partituras, cifras,…livros
    Onde comprar
    É um instrumento brasileiro e eu gostaria de aprender.
    Toco viola caipira porque aprendi sozinho, posso fazer a mesma coisa com essa violinha.

    1. Olá Josué . Se você toca viola ou violão vai saber tocar a violinha de veredas. No momento não temos em estoque mas se estiver interessado podemos encomendar . Um abraço

    2. Um pouco sobre a violinha de veredas:
      Com quatro cordas de nylon, sua forma não tem tampo nem fundo ou bojo. O corpo consiste de uma base retangular de onde o braço sai direto. O braço é preso à base com grampos de taboca, tem uma pequena boca e não possui trastes. As cravelhas e o cavalete são feitos de vinhático, pois essa madeira garante melhor sonoridade do que o buriti.
      Feita pelo musico Mauricio, o mesmo do vídeo.
      Acho que não tem partitura , você poderia adaptar as existentes no mercado.abs.
      veja na loja https://pontosolidario.org.br/loja/o-que-e/musicais/viola-de-buriti-to/

Comentários encerrados.

Rolar para cima