Blog

Tecelagem de Berilo – MG

[Projeto desenvolvido pelo programa Artesanato Solidário entre 2002 e 2003 que visa valorização do artesanato de tradição brasileiro além de sua revitalização e difusão, gerando trabalho e renda para artesãos e suas famílias.] O município de Berilo, no Vale do Rio Jequitinhonha, em Minas Gerais, é conhecido pela excelência de sua tecelagem. A tradição têxtil …

Tecelagem de Berilo – MG Leia mais »

Fibra de Tucumã- PA

A comunidade de Vila Brasil está localizada dentro do assentamento Agroextrativista Lago Grande com aproximadamente 86 familias. O grupo é formado por homens e mulheres que produzem a cestaria com palha de tucumã e com tala de arumã. O grupo obedece os principios do comercio justo para garantir a sustentabilidade de empreendimento comunitario. Na comunidade …

Fibra de Tucumã- PA Leia mais »

A arte do tururi

Documentário realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a exposição Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. O vídeo traz indígenas do povo Ticuna, que vivem na região do Alto Solimões, no Brasil, ensinando a técnica da produção do tururi, tela feita com a fibra da entrecasca de uma …

A arte do tururi Leia mais »

Chicão da Palhoça

Após sete décadas ele não consegue parar de trabalhar.A estrada é longa, começou na infância, aos cinco anos. Assim é o catarinense Antônio Scarabelot, faz poltronas, namoradeiras e mesinhas recheadas de criatividade reciclando materiais como galhos, palhas e até plástico-bolha. Sua marca, registrada de Chicão é o cavalinho, faz a alegria da criançada e dos adultos …

Chicão da Palhoça Leia mais »

Dia 10 – dia do comercio justo – juntos !

Artesol celebra o Dia Internacional do Comércio Justo com ação especial   Oscip coordena parceria entre lojas de artesanato para incentivar o consumo de produtos de artesanato de tradição brasileiro Em comemoração ao Dia Internacional do Comércio Justo, celebrado no dia 10 de maio, a Artesol – Artesanato Solidário – apoia e participa da celebração proposta …

Dia 10 – dia do comercio justo – juntos ! Leia mais »

“Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra”- documentário

Flor Brilhante é a matriarca de uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que  vive na reserva de Dourados-MS, Brasil. Lá, cerceados de seu modo de viver  originário, tentam sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos  antigos, enquanto convivem com os efeitos e mazelas causados pelas explosões  continuas de uma usina de asfalto, que dinamita …

“Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra”- documentário Leia mais »

Forestsoul e PontoSolidário

Compre um lenço e plante uma árvore Gostaríamos de apresentar  a Forestsoul que acaba de lançar  lenços únicos inspirados em importantes árvores da floresta. Uma empresa que mistura paixão pela moda com uma obsessão pela floresta tropical. A Forestsoul é uma empresa com sede no Brasil, que  utiliza tecidos 100% brasileiros . Os tecidos  são de qualidade incrível. Para esta coleção, …

Forestsoul e PontoSolidário Leia mais »

Uleialu Mehinako – cerâmica Waurá

Uleialu Mehinako aprendeu a tradição das panelas com sua irmã Yexuku Waurá, filha do segundo casamento de seu pai.Os Waurá são muito próximos dos Mehinako na língua com certas variantes, em trocas comerciais e intercasamentos. É sempre uma surpresa prazeirosa receber Uleialu no Ponto Solidário. Muita decidida sai carregada, trazendo até mesmo bancos e outras peças. E ela vem sozinha …

Uleialu Mehinako – cerâmica Waurá Leia mais »

As rendas senhora, as rendas… as flores ..

   Elsa Bettencourt 7 de novembro 2013 Podia ter ficado à janela vendo a cidade lá em baixo. Mas quem me segura, tendo o tal tempo, de sair e mergulhar nela. Fazer turismo num intervalo de trabalho. Fui aprender o que se faz num país que acarinha os seus artesãos e que apesar de ser imenso …

As rendas senhora, as rendas… as flores .. Leia mais »

UM ABRIGO DE ARTE, SONHOS E IDEIAS

POR CARLA CHAGAS | 28/02/2013 | EM CULTURA E LAZER / M:PAULISTA O lugar que eu conheci dia desses não cabe aqui, num texto. Vai sempre faltar alguma coisa pra se falar da Casa Amarela. Dizer, por exemplo, que ali tem um museu, um espaço cultural e um café é quase nada. Contar que nasceu de uma associação sem fins lucrativos é muito pouco. Falar …

UM ABRIGO DE ARTE, SONHOS E IDEIAS Leia mais »

Rolar para cima