6° Papo Artesanal – Cerâmica de Apiaí

Papo Artesanal – 6ª edição

Papo Artesanal – 6ª edição. Crédito: Ananda Moraes

No dia 25 de julho de 2014, aconteceu a 6ª edição do Papo Artesanal, que recebeu as artesãs Lourdes Aparecida Camargo de Lima, mestra artesã e Josinalva Maria Camargo de Lima, jovem artesã, que fazem parte da Associação de Artesãs de Apiaí “Custodia de Jesus da Cruz”, também conhecida como Arte nas Mãos.

A associação está localizada no bairro Encapoeirado, no município de Apiaí, no Vale do Ribeira, região muito conhecida pela produção da cerâmica tradicional. A tradição é passada de mãe para filhas há mais de duzentos anos, onde as artesãs produzem peças utilitárias e decorativas como bonecas, bichos, moringas, entre outros.

As artesãs dividiram suas histórias de vida, contando como aprenderam a tradicional técnica do rolinho passada pela mestra-artesã Custodia de Jesus da Cruz, a qual é homenageada com o nome da associação e que morava no bairro do Encapoeirado.

As artesãs explicaram passo a passo sobre o processo de produção das peças. A coleta da matéria-prima é feita pelas artesãs, na maioria das vezes, sem a ajuda dos maridos, pois os mesmos se dedicam ao trabalho na agricultura.

Quanto à técnica do “rolinho”, explicaram a diferença entre esta e a dos tornos. Contaram que depois de moldada, as peças são alisadas com pedras para dar brilho e que depois da secagem, são decoradas com a pintura feita de barro de diferentes tonalidades. Sobre a queima que é feita em forno à lenha, Lourdes mencionou um fato curioso, de que as peças ficam mais brilhosas quando queimadas em noite de lua minguante. Disse ainda, que as peças são autorais, revelando a criatividade de cada artesã.

Hoje há dezenove artesãs trabalhando na associação e duas delas são jovens. Josinalva, que é filha de Dona Lourdes, hoje com 18 anos, contou que seu processo de aprendizagem começou quando ela brincava com a argila aos nove anos de idade. Com o tempo, observando a mãe e as artesãs moldarem o barro, foi desenvolvendo suas próprias peças e hoje, além de trabalhar na produção, cuida dos processos administrativos e operacionais da associação.

A associação também é um Ponto de Cultura há mais ou menos quatro anos. A sede do Ponto de Cultura fica na Casa do Artesão e o projeto possibilita o desenvolvimento de oficinas de capacitação e repasse do saber para outras mulheres da comunidade. Além disso, desenvolve ações socioeducativas e culturais com as crianças e os adolescentes numa perspectiva de valorização da cultura local.

Este encontro contou com a presença de participantes de diferentes organizações sociais, universidades, empresas e interessados, o que sempre enriquece o bate-papo.

Para saber mais sobre a Cerâmica de Apiaí:  http://www.ceramicadeapiai.com.br/

Veja um vídeo do trabalho artesanal da Associação Arte na Mãos.

Veja as fotos do evento: Clique aqui

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas  histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.

O Projeto pretende acontecer mensalmente, alinhando a participação bimestral de artesãos tradicionais de diferentes estados brasileiros e a participação de outros atores do segmento artesanal, refletindo sobre as potencialidades e limitações do setor.

Realização

ArteSol: www.artesol.org.br

Parceiro

Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br

Apoio

Centro Ruth Cardosowww.centroruthcardoso.org.br

Prefeitura de Apiaí: www.apiai.sp.gov.br

Texto: Ananda Moraes – Comunicação e Difusão
Colaboração: Josiane Masson – Coordenação Executiva

Crédito das fotos: Ananda Moraes

Rolar para cima