Parceria Artesol e Ponto Solidário

25.02.2013

Toda parceria pressupõe um acordo de cooperação para atingir objetivos em comum. E é isso exatamente o que define a parceria entre ArteSol e Ponto Solidário.

Desde 2012 ArteSol e Ponto Solidário uniram forças para trabalhar pela valorização dos artesãos brasileiros e promover o artesanato de tradição como um patrimônio cultural. Juntas as organizações se revigoraram, planejaram novas ações e estão conseguindo manter ativo o apoio a comercialização dos produtos artesanais de muitas comunidades.

Fundado em 2002, o Ponto Solidário, arte sociocultural é um local para a divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins. É uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

A parceria é motivada pelo compartilhamento das seguintes ideias:

• A cultura popular brasileira é muito rica e deve ser valorizada.

• A geração de renda obtida pelo artesanato de raiz é fundamental para manter viva a tradição e cultura, fortalecer a identidade cultural do Brasil e o desenvolvimento socioeconômico de seu povo.

• Que o ofício de artesão contribui para a recuperação da dignidade, da autoestima e inserção na sociedade.

• A geração de renda se viabiliza quando os produtos são comercializados de uma forma mais efetiva e constante.

• Que o comércio pode ser diferente, valorizando o fornecedor e o cliente, no lugar das práticas tradicionais.

• O artesanato é uma atividade sustentável.

Na prática o trabalho visa estimular a autonomia dos artesãos e grupos produtores quanto à comercialização. O ArteSol foca suas ações em atividades como produção, sistematização e difusão de conhecimentos, fomento a valorização do artesanato brasileiro como patrimônio cultural, articulação para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor e capacitações para grupos produtivos e ONGs de apoio. O Ponto Solidário mantém a atividade de comercialização direta em um ponto de venda (varejo) na cidade de São Paulo e realiza ações de abertura de canais de vendas nos segmentos de brindes culturais sustentáveis e mediação dos artesãos e grupos com grandes redes varejistas.

Essa aliança institucional é fruto de uma visão estratégica e de um desejo de ambas as organizações de trabalhar em rede para otimizar recursos, somar conhecimentos e maximizar resultados. Juntas o aprendizado é maior e as ações se tornam mais criativas.

Como resultado dessa parceria o número de associações e grupos apoiados aumentou significativamente. Além de grupos organizados, o apoio é voltado também para artesãos individuais, artistas populares e grupos indígenas.

A parceria com o Ponto Solidário viabilizou ainda a comercialização on-line dos produtos, já que o Ponto Solidário mantem uma loja online ativa.

Para o Ponto Solidário, o ArteSol sempre foi um programa inspirador que realizou nas comunidades um trabalho admirável e essa parceria significa um enorme reforço na busca de nossos compromissos, dizem as gestoras do Ponto Solidário: Idália e Odile.

Conheça

ArteSol – Artesanato Solidário

www.artesol.org.br

Rua Pamplona, 1005 – 4° andar

Jardim Paulista

Tel.: 11 3082-8681

——————————————————————————————-

Texto: Josiane Masson – ArteSol

Colaboração: Idália Andreoli de Almeida e Odile Sarue – Ponto Solidário

Rolar para cima