Papo Artesanal – 9ª edição


A 9ª edição do Papo Artesanal aconteceu dia 07 de maio de 2014 e recebeu as artesãs de Minas Gerais, Maria Roseclay Araújo Almeida, da Associação de Bordadeiras e Artesãos Rurais da Serra das Araras, e Tereza José Martins, da Associação dos Artesãos de Bonfinópolis de Minas “Casa das Artes”. A gestora Luciana Vale acompanhou as artesãs e falou sobre as experiências com as comunidades do Vale do Urucuia também.
As artesãs dividiram suas histórias de vida, se emocionaram e contaram sobre a técnica do bordado, utilizada na coleção “Árvores do Cerrado”.
Um bazar de vendas dos bordados também foi organizado no local e gerou mais de R$5.000,00 para as associações. Em total a renda gerada com o bazar do Papo Artesanal e do Bazar que aconteceu no Ponto Solidário foi de mais de R$8.000,00.  “Um resultado excelente!”, disse a gestora Luciana Vale.
Papo Artesanal é um projeto do ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.

Papo Artesanal

Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.
Realização
ArteSol: www.artesol.org.br
Parceiro
Ponto Solidário: www.pontosolidario.org.br
Apoio
Central Veredas de Artesanato – www.centralveredas.org
Centro Ruth Cardosowww.centroruthcardoso.org.br
Sebrae Minas Gerais  www.sebraemg.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima