Papo Artesanal – 7ª edição

Com a presença de artesãs mineiras a 7ª edição do Papo Artesanal aconteceu no dia 29 de outubro de 2013, no Centro Ruth Cardoso. As tecelãs, Dona Gercina Maria de Oliveira, e Dona Maria de Jesus Soares (Dona Lilia), do Vale do Rio Urucuia, Minas Gerais, contaram suas histórias de vida, de trabalho, como aprenderam a técnica artesanal da tecelagem e encantaram os participantes com suas cantorias ao fiar o algodão.

Dona Gercina, do município de Sagarana, aprendeu todos os processos desde o plantio do algodão, o cardar, fiar e tecer através de sua avó e mãe. Dona Lilia, do município de Riachinho, aprendeu a tecer com a mãe aos 10 anos de idade e assim como Dona Gercina, passou o saber fazer artesanal para seus filhos.

Luciana Vale, gestora do Projeto Polo Veredas, também relatou seu trabalho de recuperação do artesanato junto as artesãs e também explicou como as mulheres se organizam hoje.

As duas tecelãs fazem parte do Polo Veredas, uma rede constituída por cinco associações, onde cada uma é especializada em uma etapa do processo produtivo: fiar o algodão, tingir com corantes naturais e tecer os fios. Hoje o Polo Veredas faz parte da rede Central Veredas que é uma representante de nove núcleos de produção do artesanato de Minas Gerais e que é responsável pela comercialização dos itens artesanais destes grupos.

O encontro contou com a presença de participantes de diferentes organizações sociais, universidades, empresas e interessados, o que sempre enriquece o bate-papo.

Assista abaixo a 7ª edição do Papo Artesanal e conheça o trabalho das artesãs:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=u2bHzU7U6Nc’]

 

Veja o álbum de fotos: clique aqui

 

Conheça a tecelagem das cinco associações do Polo Veredas na Rede ArteSol pelo Comércio Justo.

 

Papo Artesanal

Papo Artesanal é um projeto da ArteSol, em parceria com o Ponto Solidário, que conta com a promoção da integração entre artesãos, diferentes atores do segmento artesanal brasileiro e o público em geral.
Reconhecendo a importância da difusão do conhecimento em relação ao saber artesanal e ao contexto das comunidades artesãs brasileiras, o projeto promove um espaço de intercâmbio, discussões, oficinas do saber e mostras culturais. Suas ações são voltadas para a aproximação dos interessados pelas histórias de vida de mestres artesãos, técnicas artesanais tradicionais e sua produção inseridas no universo da economia criativa, tendo em vista que muitas vezes não se tem a possibilidade de conhecer as comunidades e de estar em contato com esses mestres.

Para saber mais sobre o Papo Artesanal: institucional@artesol.org.br

Agradecimentos

Artesãs: Dona Gercina Maria de Oliveira e Dona Maria de Jesus Soares
Central Veredas de Artesanato
Centro Ruth Cardoso
Luciana Vale
Polo Veredas
Ponto Solidário
Sebrae MG

 

Realização
ArteSol: 
www.artesol.org.br

Parceiro
Ponto Solidário: 
www.pontosolidario.org.br

Apoio
Central Veredas de Artesanato
Centro Ruth Cardoso
www.centroruthcardoso.org.br
Sebrae Minas Gerais  www.sebraemg.com.br

 

Texto e fotos: Ananda Moraes

 

Divulgado em 31.10.2013

Rolar para cima