Primeira edição do Papo Artesanal contou com a presença de Núbia Alírio, artesã de Esperança – PB
Núbia Alirio, artesã de Esperança.
No dia 5 de dezembro de 2012 ocorreu a primeira edição do Papo Artesanal. O projeto idealizado pelo ArteSol em parceria com o Ponto Solidário e com o Espaço Cultural Casa Amarela.
O evento contou com a presença de 25 participantes de diferentes áreas de atuação, tanto no setor artesanal como outras.
A diversidade dos participantes e vontade dos mesmos em trocar experiências, tornou o ambiente agradável, leve e descontraído.
Em um primeiro momento, foi apresentado o documentário “Modos do fazer”, produzido pelo ArteSol em 2002, que retrata o contexto de diferentes comunidades e a produção artesanal tradicional de cada uma delas. Para o evento, foi apresentado o trecho que da Casa da Boneca Esperança, Associação na qual Nubia é integrante.
A partir da contextualização de 2002, foi iniciado o Papo Artesanal, onde os participantes tiveram a oportunidade de saber quais são os atuais desafios da Associação, o que a boneca representa para a comunidade, dentre outras questões bastante curiosas, que emocionaram a todos.
Após o bate papo, a artesã realizou uma oficina com o publico, onde cada um confeccionou sua própria boneca esperança. O interessante foi sentir o prazer e a emoção de cada um em confeccionar sua própria boneca e observar as diferentes roupinhas, sapatinhos e cabelos que cada uma.
A experiência foi bastante significativa para todos os participantes, inclusive para o ArteSol e os parceiros apoiadores do evento.
Pode-se observar que, a partir do sucesso da primeira edição, o Papo Artesanal tem uma grande missão de promover estas trocas e vivências.
Veja Galeria de fotos do Papo Artesanal – 1ª Edição
Parceiros
Victor Fisch
Apoiador
————————————————————–
Por Marina Lopes-Projetos e Gestão do Conhecimento