O Povo Brasileiro – Brasil Crioulo

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=_MXnEw1rfss&feature=results_video&playnext=1&list=PL23372936CFEF5502′]

“Negro era como carvão; um saco de carvão acabou, você compra outro…”, diz Darcy Ribeiro no início deste que é o primeiro dos cinco programas sobre os Brasis. O documentário põe em perspectiva a região cultural que ele chama de crioula – Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, região fortemente marcada pela presença negra. Fala de sua opulência e decadência.

Com filmagens realizadas em Salvador, no Recôncavo baiano, em Ouro Preto e Rio de Janeiro, o programa conta ainda com rico material fílmico – documentários e ficção – pesquisado em arquivos brasileiros: Nelson Pereira dos Santos, o Tambor de Mina filmado pela “Missão de Pesquisas Folclóricas”, de Mário de Andrade, em 1939. Dorival Caymmi e Chico Science. Cartola e Nélson Sargento. Candomblé e funk. Clementina de Jesus e sua receita de feijoada.

Desenhos de Carybé. Textos de Câmara Cascudo e Gilberto Freyre. Depoimentos de Gilberto Vasconcelos, Mãe Estela, do Babalaô Agenor Miranda da Rocha, de Mãe Filhinha, do antropólogo Roberto Pinho e de Luiz Melodia.