Quem somos

 

Fundado em 2002, o Ponto Solidário,  arte sócio-cultural,  é uma associação sem fins lucrativos. Trabalha com o conceito de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade. É um  local para  exposição divulgação e venda da produção artística e artesanal de diversas ONGs do Brasil, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas, artistas e outras instituições afins.

Missão

Gerar trabalho e renda, através de divulgação e comercialização da produção artística e artesanal brasileira, atendendo aos critérios do comércio justo e solidário e promovendo a identidade cultural.

Visão

Ser agente de transformação social e referência entre produtores e consumidores através de seu espaço físico e virtual, de redes e parcerias,  segundo os critérios do comércio justo e desenvolvimento sustentável.

 

O Ponto Solidário acredita:

  • que a cultura popular brasileira é muito rica e deve ser valorizada
  • que a geração de renda com a capacitação das comunidades se viabiliza se os produtos são comercializados de uma forma mais efetiva e constante.
  • na recuperação da dignidade, da auto estima e inserção na sociedade de pessoas em situações de pobreza e marginalidade
  • que o trabalho artesanal, com muitas mulheres à frente, é uma atividade que ajuda no orçamento familiar sem prejuízo do cuidado com os filhos e tarefas diárias. E muitas vezes, tem demonstrado envolver toda a família no ofício.
  • que o artesanato é uma atividade sustentável, tráz alegria e é de um “tempo humano”, como diz o poeta Octávio Paz.
  • que o comércio pode ser diferente, valorizando o fornecedor e o cliente, no lugar das práticas tradicionais
  • que a geração de renda pelo artesanato de raiz além de ser importante para manter viva a tradição e cultura, mantém o artesão em sua comunidade e é uma alternativa de trabalho, também para as novas gerações, que hoje já se mostram bem mais interessadas.
 Veja aqui os produtos da das comunidades que trabalhamos