Cordel JBorges

R$5,00

Cordel são folhetos contendo poemas populares. A literatura de cordel registra o que ficou gravado na memória do povo, fala de personalidades e fatos que marcaram a história nordestina e de coisas importantes na vida das pessoas, como o apego à terra, as devoções religiosas, a valentia, a pobreza…

Oriunda de Portugal, a literatura de cordel chegou no balaio e no coração dos nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e mais precisamente em Salvador. Dali se irradiou para os demais estados do Nordeste. A pergunta que mais inquieta e intriga os nossos pesquisadores é “Por que exatamente no nordeste?”. A resposta não está distante do raciocínio livre nem dos domínios da razão. Como é sabido, a primeira capital da nação foi Salvador, ponto de convergência natural de todas as culturas, permanecendo assim até 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro.

Venda por unidade.

Temas sujeitos à disponibilidade de estoque.

Click para assistir o vídeo

Peso 100 g
Dimensões 3 × 10 × 15 cm
Temas

A queda do egoismo e os laços do amor, A palestra das 3 donzelas, Discussão dum crente com um cachaceiro, A chegada de Ariano no céu, Histórias da camponesa e o filho do avarento, O príncipe João sem medo e a princesa da ilha dos diamantes, O abc dos cornos, A vitória de Floriano e a negra feiticeira, Helena, a virgem dos sonhos, O rapaz de casou com uma porca, O negrão do Paraná e o seringueiro do norte, História do valentão do mundo, Josafá e Mariêta, História de D.Genevra, A embolada da velha chica, O valor que o peido tem, O assassino da honra ou a louca do jardim, O sacrifício do amor, A filosofia do peido, A chegada da prostituta no céu, As grandes aventuras Armando e Rosa, História de Zezinho e Mariquinha, Cidrão e Helena, História da donzela Teodora

QR Code

QR Code
Rolar para cima