2°Papo Artesanal

Cleide Toledo ensinando o seu saber-fazer a uma das participantes.

No dia 30 de janeiro de 2013, quarta feira, ocorreu a 2ª edição do Papo Artesanal, projeto realizado pelo ArteSol em parceria com Ponto Solidário, Espaço Cultural Casa Amarela e Victor Fisch.

Na ocasião, o ArteSol convidou a artesã paulista Cleide Toledo, que levou a todos os participantes um pedaço de sua história e de seu saber artesanal. Em um primeiro momento, Cleide contou como aprendeu a fazer o trançado na fibra de taboa e como isso fez com que ela criasse autonomia, protagonizando suas vendas e produção após o falecimento de seu marido Manoel, que a ensinou a trançar.

Seu marido aprendeu a técnica do trançado em taboa e ao longo dos anos foi passando o conhecimento a Cleide, que hoje domina a técnica e faz todo o processo, desde a colheita da taboa até as vendas do seu artesanato

Ao final do bate-papo a artesã trançou a fibra de taboa, de forma com que os participantes tivessem a oportunidade de aproximarem-se da técnica e perceber sua complexidade.

O encontro contou com a presença de participantes de diferentes organizações sociais, universidades, empresas e interesses, o que enriqueceu o papo. O clima do evento foi descontraído e as pessoas sentiram-se a vontade para fazer perguntas, expor ideias e curiosidades.

Veja as fotos do Papo Artesanal – 2ª Edição.

Agradecimentos:

Artesol

Cleide  Toledo

Sutaco

Casa Amarela

Victor Fisch

Café da Casa

 

————————————————————

Texto: Marina Lopes – Projetos e Gestão do Conhecimento
Colaboração: Ananda Moraes – Comunicação e Difusão do Conhecimento

 

Rolar para cima